(49) 3551-2424 2i3z32

Polícia Ambiental faz apreensão de armas e animais silvestres 6a4w1g

A Polícia Militar Ambiental, por meio da unidade de Joaçaba, realizou uma operação de combate à caça ilegal na região meio oeste de Santa Catarina, cumprindo três mandados de busca e apreensão entre os dias 9 e 12 de maio. As ações resultaram na apreensão de armas de fogo, munições, equipamentos de caça e animais silvestres mantidos irregularmente. 471y43

Operação em Jaborá 5oc20

Na manhã de sexta-feira (9), policiais ambientais cumpriram o primeiro mandado no município de Jaborá. Durante as buscas na residência, foi localizada uma espingarda calibre 36 desmuniciada, três cartuchos intactos e outros três deflagrados do mesmo calibre.

Os agentes também encontraram, no freezer da geladeira, um exemplar aparentemente da espécie nativa conhecida popularmente como paca. Na área externa da residência, foi encontrada uma ave silvestre em cativeiro, da espécie popularmente conhecida como pintassilgo, sem registro no órgão ambiental competente, além de dois alçapões, armadilhas comumente utilizadas na captura de aves silvestres.

O morador agiu de forma colaborativa durante toda a ação policial.

Confronto em Treze Tílias 5x1t6c

O segundo mandado foi cumprido na manhã desta segunda-feira (12), no município de Treze Tílias. A operação resultou na apreensão de dois visores noturnos, nove apitos utilizados para atrair aves silvestres, uma armadilha de captura de animais silvestres, 3,75 kg de carne congelada aparentemente de animais silvestres e quatro aparelhos celulares.

Durante o cumprimento do mandado, o envolvido resistiu à execução das apreensões e agrediu um dos policiais militares com um soco no rosto. Foi necessário o uso da força policial para imobilizar o suspeito, que sofreu lesões devido à resistência imposta. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para prestar atendimento emergencial aos envolvidos, que foram posteriormente encaminhados ao hospital para avaliação médica.

O autor responderá criminalmente por desobediência, agressão a agente público, posse ilegal de ório de uso e por ter em depósito espécimes da fauna silvestre abatidos, enquadramento equivalente ao crime de caça ilegal, previsto no Art. 29 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).

Terceira apreensão fy5m

Ainda em Treze Tílias, o terceiro mandado resultou na apreensão de duas armas de fogo: um revólver Taurus calibre 22 e um rifle CBC calibre 22. Também foram apreendidas duas carabinas de pressão com duas caixas de chumbo, 37 munições intactas de calibre 22, uma luneta e um silenciador, este último considerado ório de uso .

Os agentes encontraram diversos petrechos utilizados na atividade de caça: dois rádios comunicadores, dois apitos para atrair animais silvestres, três alçapões, nylon e três anilhas de identificação de aves, além de uma gaiola contendo uma ave conhecida popularmente como azulão, sem autorização do órgão ambiental competente. No interior do freezer, foram encontrados diversos pedaços de carne aparentemente de animais silvestres, totalizando 3,79 kg.

Encaminhamentos 535h8

Os três envolvidos nas operações foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, juntamente com as armas de fogo, os equipamentos de uso e as munições apreendidas em cada caso.

As gaiolas com os animais silvestres, as armadilhas e as carcaças dos animais silvestres foram encaminhadas para a sede da Polícia Militar Ambiental em Joaçaba para as providências istrativas e criminais relacionadas aos crimes ambientais cometidos.